Como conseguir habilitação de graça

habilitação de graça

Dirigir um carro é a meta de muitos brasileiros assim que completam 18 anos ou mais. Mas o que separa nossa gente de realizar esse sonho são as taxas abusivas que temos de pagar para obter nosso CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Contudo, você sabia que o governo de vários estados do Brasil permite o processo de tirar habilitação de graça?

            O chamado “CNH Social” foi criado em 2011 para beneficiar pessoas de baixa renda e que desejam permissão legal para dirigir. Este programa permite que todo o processo que uma pessoa precisa para tirar sua carteira de habilitação seja feita de forma gratuita. Hoje conheceremos o que é necessário para que você possa participar também.

            Para que o candidato possa fazer sua inscrição para obter a habilitação de graça é necessário que tenha um ou mais dos perfis abaixo:

  • Residir no estado que existe o programa (para maiores dúvidas, consulte o Detran de sua cidade);
  • Ter renda familiar de no mínimo dois salários-mínimos;
  • Estar desempregado a mais de um ano;
  • Ser beneficiário da bolsa família;
  • Candidatos que nunca tiveram experiência formal junto ao mercado de trabalho;
  • Alunos matriculados na rede pública com bom desempenho escolar;
  • Empregados que recebem até dois salários-mínimos;
  • Agricultores rurais (segurado especial) que recebe receita bruta familiar de até dois salários-mínimos;
  • Candidatos que sejam portadores de deficiência.

            Fora que, é de grande importância que o candidato saiba ler e escrever e que tenha consciência de seus atos para que possa responder, se houver necessidade, questionamentos formais e penais. Também deverá possuir documentos pessoais como RG e CPF, portar comprovante de endereço atual e carteira de trabalho.

            Para fazer sua inscrição, basta acessar o site do Detran do seu estado (verifique com o DETRAN do seu estado a disponibilidade do programa). Alguns estados já fazem as inscrições através do site do DETRAN e o que o candidato deve fazer posteriormente é aguardar ser chamado para a avaliação. Entretanto, o número de vagas é limitado e os candidatos passam por uma seleção de aprovação. Ao ser escolhido para participar do projeto do CNH Social, você passará por várias etapas como exames médicos, provas teóricas e práticas, avaliações psicológicas e avaliações de como conduzir um veículo. O SEST SENAT também participam do programa, mas, por enquanto, o site oficial alerta que não estão com inscrições abertas para o CNH Social. Também não há previsão, por ora, de abertura de novas vagas.

            Lembrando que ter sua permissão para dirigir é um ato de muita responsabilidade: como a todos que se destinam a isso, sendo gratuito ou não, você será obrigado a sempre agir de acordo com todas as leis do código de trânsito. Ou seja, você terá os mesmos deveres e direitos que qualquer outro condutor. Por isso é de extrema importância pensar duas vezes antes de fazer sua inscrição.

            A divulgação do resultado será no próprio site do Detran, na data especificada no edital. Fique de olho nas notícias sobre o programa e não deixe passar esta oportunidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.