Como fazer busca avançada no Google

google

O Google é uma empresa multinacional norte-americana de serviços on-line e de softwares. A empresa foi fundada por Larry Page e Sergey Brin em 4 de setembro de 1998. Seu buscador é o site mais acessado do mundo e o serviço mais popular da companhia.

            Porém, por mais que seu modo de uso seja o mais fácil possível, há algumas técnicas que devem ser conhecidas por todos seus usuários para que as buscas se tornem mais certeiras e o usuário consiga achar de modo mais rápido tudo o que quer através do buscador mais famoso do mundo.

            Nesse artigo, ensinaremos a você a como fazer uma busca mais avançada no Google a partir de seis ideias principais:

1. Evite Utilizar Alguns Artigos e Preposições Em Sua Pesquisa

            Quando você for pesquisar algo, evite colocar palavras como “as”, “de”, “para”, entre outras, porque o Google não vai dar muita importância a elas ou a lista de sites que aparecerá ficará mais extensa e com grandes chances de não a ver nada do que está você procurando.

2. Letras Maiúsculas, Pontuações e Acentuações

            Outro fato muito interessante na hora de pesquisar no site do Google é de não precisar que a palavra ou o termo jogado no campo em branco do buscador tenha letras maiúsculas e acentuações. Por exemplo, quando for pesquisar “Qual o significado do nome Maria?” você pode digitar dessa forma: “qual o significado do nome maria” que não haverá problema nenhum. Outra coisa a ressaltar aqui, é que acentuações podem levar a sites de outros idiomas e, como no tópico anterior, pode não ter nada a ver com a pesquisar realizada.

3. Use as Aspas (“”) Para Uma Busca Específica

            Para que você encontre justamente a palavra ou a frase que está procurando na internet, basta colocá-la entre as aspas. Por exemplo, experimente procurar o termo como fazer panquecas com e sem as aspas: repare que com o uso de aspas, o número de resultados apresentados cai de aproximadamente milhões para bem menos e os primeiros dez sites que aparecem na página do buscador são diferentes quando colocada ou não as aspas.

4. Use Um Asterisco (*) Para Uma Busca Incompleta

            Quando você vai pesquisar alguma coisa mas não sabe ao certo qual palavra vai colocar ou se esqueceu de algo, não tem problema! Basta colocar um asterisco ao final da frase como, por exemplo, “como fazer um bolo de *” e veja o resultado!

5. Use Um Tracinho (-) Para Excluir Uma Palavra da Busca

            Se você for pesquisar sobre algo mas não quer que algum detalhe apareça, é só colocar tracinho (sinal de menos) grudado com a palavra que descreve o detalhe. Por exemplo: “guarda-roupa de madeira -mogno”. Nesse caso, a palavra “mogno” não aparecerá na pesquisa.

5. Use “allintext” Para Buscar Pelas Palavras Exatas Num Texto

            Também é possível refinar os resultados de sua pesquisa no Google restringindo às páginas que tenham todos os termos de sua escolha. Vamos supor que você queira pesquisar passagens aéreas para Pernambuco no inverno (seus preços, descontos, hotéis, etc). Basta fazer do seguinte modo: “allintext: pernambuco, passagens aéreas, hospedagem, descontos, inverno” e veja o resultado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.